segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Crocante de sorvete Gela Boca

1 pacote de biscoito maizen.
500ml de sorvete de creme Gela Boca (se preferir outro sabor fica muito gostoso também)
1 xícara (chá) de castanha do pará picada
200grs de chocolate meio amargo picado
1/4 xícara (chá) de creme de leite sem soro
Chocolate em pó para polvilhar
Castanha do pará picada e cereja para decorar

Modo de Preparo:
No processador de alimentos, triture o biscoito até formar uma farinha.
Em um recipiente, ponha a farinha de biscoito, o sorvete, a castanha do pará e misture bem até incorporar todos os ingredientes.
Ponha em uma forma de 22cm de diâmetro com fundo removível e leve ao freezer até endurecer.
Derreta o chocolate em banho maria e misture o creme de leite.
Deixe esfriar completamente e ponha sobre o crocante já firme.
Leve novamente ao freezer por seis horas, no mínimo.
Desenforme, polvilhe o chocolate em pó, salpique a castanha do pará e decore com cerejas.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Holandês faz sorvete de leite de dromedário.

Um novidade culinária está conquistando novos clientes na Europa: o sorvete sabor dromedário. Fabricado a partir do leite dos animais de uma só corcova, o produto tem como grande atrativo as supostas vantagens para a saúde.

De acordo com os produtores holandeses, o leite tem metade do teor de gordura e três vezes mais vitamina C, se comparado ao da vaca. O leite vem da única fazenda de criação de dromedários para leite da Europa, na Holanda.

O dono do negócio, o holandês Frank Smit, afirma que no começo sua ideia foi ridicularizada. Hoje, embora a sua clientela seja principalmente formada por holandeses de origem árabe, ele aposta suas fichas na popularização do novo produto.

http://www.youtube.com/watch?v=orNpUNvMAa8

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O Sorvete Mais Caro do Mundo e a Polêmica Envolvida!

Segundo o Guinnes o sorvete mais caro do mundo era servido no restaurante nova-iorquino Serendipity 3 que tem até um site próprio. Era servido... já que a secretaria de saúde pública da cidade mandou fechar o restaurante depois de uma visita surpresa ao local por fiscais sanitários. O sorvetinho que custava 55 mil reais era produzido entre ratos e um exército de baratas.

O Serendipity 3, situado no seleto bairro do Upper East Side, tem em suas portas o cartaz que anuncio seu fechamento e o término de suas atividades, ainda que seja desconhecido por quanto tempo.

A razão, segundo mostrado pela rede de TV "Fox", poderia ser a descoberta, por parte das autoridades sanitárias da cidade, de "ao menos um rato e mais de cem baratas passeadno livremente no local".

Também encontraram restos de fezes dos roedores em vários cantos do restaurante, além de uma multidão de moscas e até varejeiras.

Situado em pleno centro de um dos bairros mais elegantes e caros de Manhattan, o Serendipity 3 conseguiu muita fama ao aparecer em vários filmes e séries de televisão, e ser um dos lugares preferidos pelos famosos para provar sobremesas com preços exorbitantes. Até bem poucos dias antes de fechar, Zac Efron, Vanessa Hudgens e Ashley Tisdale foram fotografados no local

O sorvete em questão era feito com 28 tipos de de cacau, procedentes de 14 países, e cinco gramas de ouro comestível de 23 quilates.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dia do Sorvete!!


Desde 2002 o dia 23 de setembro não é mais somente o início da primavera: é o Dia do Sorvete. Essa celebração, instituída pela ABIS – Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete – é comemorada justamente para marcar o início das temperaturas mais quentes do ano no país, época em que normalmente se acentua o consumo de sorvetes no Brasil, país que, embora seja tropical, ainda mantém a tradição de consumo de sorvete somente no verão, ao contrário dos países nórdicos, por exemplo. Enquanto eles consomem aproximadamente 20 litros por pessoa/ano, nós consumimos míseros 3,5 litros.

Do ponto de vista nutricional, o sorvete é um alimento completo, pois contém proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais numa nutrição balanceada. É um complemento alimentar de alto valor nutritivo, sem ser excessivamente calórico. Comparativamente, vale dizer que 100g de sorvete de creme têm 208 calorias, enquanto a mesma quantidade de pão francês tem 269 e de ovo frito, 216. É claro que estes dados podem variar, dependendo da composição de cada sorvete, mas é certo que aqueles que têm como base o leite são uma fonte considerável de cálcio, mineral essencial para a saúde de dentes e ossos. Sem contar que são um alimento sempre bem aceito. Qual é a criança que recusa um sorvete?

Como surgiu o sorvete

O prazer de se refrescar com um sorvete é conhecido pelo homem há mais tempo do que se imagina. Consta em alguns livros de história que Nero, no ano 60 D.C., já saboreava essa sobremesa em seus banquetes. Naquele tempo a mistura era preparada no momento de servir com sucos de frutas, mel e neve dos Alpes. Os chineses foram, entretanto, os grandes admiradores de sorvete na Antigüidade. Há três mil anos, antes da invenção das máquinas de fazer frio, utilizando a neve, os antigos também preparavam suas especialidades.

Alguns historiadores atribuem a Marco Polo a introdução do sorvete na Europa, no Século XIII, onde se incorporou o leite nas receitas. Mas foi nos Estados Unidos que o produto se popularizou: a primeira sorveteria foi instalada em Baltimore, em 1851, tornando-se um sucesso e provocando uma expansão rápida do comércio do segmento, dando assim início à produção industrial do alimento. No Brasil também chegou no século passado e consta que era uma das sobremesas preferidas de D.Pedro II.

Com o aprimoramento das máquinas de fazer frio e o posterior avanço tecnológico, o sorvete passou a incorporar novos ingredientes e técnicas de preparo mais sofisticadas que trouxeram a cremosidade ao produto. Elementos como leite, açúcar, glicose, emulsificante, gordura vegetal, aromas, corantes e frutas naturais tornaram o sorvete um alimento com grande valor nutritivo.