
Quando a fêmea Pipoca, filhote de pastor alemão de oito meses, recebe seu pote de água em dias quentes, não tem dúvida: bate a pata na vasilha e espalha o líquido fresquinho pelo chão. “Depois, deita em cima. Ela faz isso sempre”, comenta a dona, a jornalista Paula Prado. Os cachorros têm suas técnicas -instintivas ou um tanto mais elaboradas, como a de Pipoca- para tentar se refrescar no verão. Os humanos também usam algumas táticas para ajudar, como sorvetes especiais para bichos.
“Nessa época, é comum diminuir o apetite dos cães e aumentar a ingestão de água”, explica o veterinário Daniel Lima. No caso dos donos que costumam inventar artimanhas para auxiliar seus animais de estimação, é importante colocar sempre a saúde do bichinho em primeiro lugar. Oferecer sorvete normal pode não ser uma boa ideia.
“O produto contém açúcar, lactose e gordura, e pode causar vômito e diarreia, especialmente se o animal não estiver acostumado”, comenta Daniel. Pensando nisso, as irmãs Thais e Juliana Mucher, ambas veterinárias e donas de yorkshires, desenvolveram um sorvete especial para cães, o Icepet. “Foi pelos nossos cachorros mesmo, que sempre gostaram de sorvete. Como não faz bem, resolvemos criar um que não fizesse mal”, lembra Thais.
A guloseima vem nos sabores bacon, creme, menta, chocolate e morango (o preferido da cachorrada), e foi desenvolvido para os bichinhos. Daniel alerta, porém, que esse e outros petiscos não devem jamais substituir as refeições normais. “Ele deve ser dado em quantidade pequena para não prejudicar a alimentação regular. E não pode ser oferecido para cachorros diabéticos ou com alergia a lactose”. Caso o cachorro tenha qualquer restrição alimentar, o ideal é consultar antes o veterinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário