quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sorvete de hamburguer, você conhecia?


Vocês viram o que uma rede de fast food nos Estados Unidos criou? É o Ice Cream Burger, um hambúrguer feito de sorvete. Será que essa moda pega?

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/1,,EMI307314-17180,00.html


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Origem da Torta Holandesa – Outro Doce Brasileiro

Ao contrário do que muito pensam, a torta holandesa não foi inventada na Holanda – longe disso, ela tem sua origem bem aqui, no Brasil, mais precisamente em Campinas. A receita de torta holandesa original foi criada pela cozinheira Sílvia Leite no ano de 1991. A torta leva o nome “holandesa” por conta dos bons momentos que Sílvia passou na Europa, fazendo então essa homenagem.







quarta-feira, 23 de maio de 2012

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Substitua o doce pelo sorvete para não comprometer sua dieta

Uma fruta de sobremesa é excelente pedida para os dias mais quentes. Que tal, então, variar o cardápio com um geladinho sorvete de fruta? Um picolé desse tipo ou mesmo uma bola de sorbet são uma delícia e não comprometem a boa forma. "Eles são basicamente feitos de frutas, açúcar e água", diz a nutricionista Priscila Di Ciero, de São Paulo. 

Além de agregarem um pouco de vitaminas, também são bemmais magrinhos do que as versões cremosas.

"Por conterem grande quantidade de água, eles ajudam a hidratar nos dias mais quentes", afirma a nutricionista Juliana Stangorlini, da Dietnet Assessoria e Consultoria em Nutrição, em São Paulo. 

Mas, como você já sabe, sorvetes não substituem a boa e velha água. "Assim como o chá gelado e a água de coco, os sorvetes também ajudam o corpo a refrescar, dando uma sensação de bemestar", completa Priscila.

Prefere os cremosos? Vá de frozen yogurt. Além de normalmente ter menos calorias, gorduras e açúcares do que os sorvetes de massa à base de leite, o sorvete de iogurte é fonte de cálcio. "E esse mineral é importante na formação e manutenção dos ossos", lembra a nutricionista Lara Natacci, também da Dietnet.



Mesmo com esses benefícios, ficar de olho no rótulo de todos os sorvetes é importante. O maior vilão é o açúcar, que muitas vezes aparece em grande quantidade. Atenção também para as gorduras (saturadas e trans estão relacionadas a doenças cardíacas) e o sódio (em excesso, ligado a retenção de líquido e alteração na pressão).

"Mesmo as versões com frutas não deixam de ter açúcar associado, que, após as refeições, pode provocar flatulência e sensação de mal-estar", diz Priscila. E, se você não é fã dos sabores de frutas, não pense que vai ficar na mão. 

"Hoje existem várias versões disponíveis nos mercados: light (com menor porcentagem de gordura), diet (isentos de açúcar, mais voltados para diabéticos) e os de iogurte (com 0% de gorduras)", anima Juliana.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Receita Brigadeiro com sorvete Gela Boca de Flocos


Ingredientes

  • 1 pote de sorvete de flocos Gela Boca
  • 1 caixinha de Bis ou outro bombom da sua preferência
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 colheres de manteiga sem sal
  • 4 colheres de chocolate meio-amargo

Preparo

Numa panela, misture os ingredientes do brigadeiro. Leite condensado, manteiga e chocolate. Mexa sem parar até começar a engrossar. Mas lembre-se, o ponto não é o ponto de enrolar, é um pouco antes, mais mole. Depois de pronto, pegue uma taça grande de vidro, coloque bolas de sorvete e despeje o brigadeiro. Vá montando camadas para ficar bem bonito. No final, coloque o Bis ou o outro bombom que você escolheu, num saquinho de alimentos e bata com uma colher de pau para desmanchar. Despeje o farelo em cima da última camada e leve ao congelador. Depois, é só aguardar a hora de servir. Os convidados irão se deliciar!


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sorvete tem tempo? Quanto tempo tem?


Ice cream, helado, creme glaceé, gelato, eiscreme. Não importa a língua, o sorvete é praticamente unanimidade mundial! A Itália é muito conhecida pelas suas gelaterias famosas e por produzirem variadas versões de gelato. Mas, reza a lenda, que o primeiro sorvete foi criado há três mil anos pelos chineses. Na época, o sorvete era feito pela mistura de neve, frutas e mel e ele só chegou na Europa através de Alexandre, O Grande (356-323 a.C). O líder, entretanto, tinha uma receita diferente da chinesa - ele misturava salada de frutas embebida em mel, mas resfriada na neve em potes de barro.

Somente em 1292, o sorvete começou a ter a consistência que conhecemos hoje. O viajante italiano Marcopolo trouxe da China o arroz, macarrão e o sorvete feito com leite. Da Itália, o sorvete atravessou todas as fronteiras européias, se tornando muito popular. Os ingleses foram responsáveis por levar a sobremesa para os Estados Unidos e foi no país que foram criadas novas versões e receitas.

Os EUA são o país que mais produz e mais consome sorvetes no mundo! Esse dado não é à toa. Foi lá, em 1851, que foi aberta a primeira fábrica de sorvetes do mundo e onde os sorvetes começaram a serem produzidos em muita quantidade. Além disso, a invenção da geladeira contribuiu para a popularização e consumo dos sorvetes, mesmo em lugares quentes.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Você conhece PETIT GÂTEAU?


Petit gâteau (pronuncia-se peti gatô) é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Foi criado por acidente nos Estados Unidos da América, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais o forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990 e chegou ao Brasil em 1996. Atualmente, possui variações de recheio e ingredientes que não se limitam mais somente ao chocolate e podem ser de doce de leitegoiabatangerina, outras frutas ou bebidas alcoólicas.

Também se acredita que o petit gâteau consumido nos EUA e no Brasil seja uma copia de uma sobremesa criada em 1981 pelo chef Michel Bras chamada biscuit tiède de chocolat coulant e composta de duas partes: um bolo crocante de chocolate, bem cozido e preparado sem farinha, e um núcleo de chocolate congelado que, quando assado, derrete e fica liquido. Devido à complexidade do preparo, começou a ser copiado como um bolo de chocolate pouco cozido, ou com o miolo cru.
Normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme e cobertura de chocolate, porém variações podem ser uma surpresa muito agradável.
A denominação "petit gâteau" é claramente fabricada e provavelmente de origem norte-americana, dado que em francês significa genericamente qualquer "bolinho" e, portanto, não faria sentido aplicá-la a uma receita específica. Ela é desconhecida na França, até porque gâteau também tem a conotação de biscoito. Entretanto, a composição do bolo pode remeter a uma origem francesa, já que lembra os populares tarte au chocolat e, principalmente, o fondant ou moelleux de chocolat.
Dica
A temperatura do forno deve ser a mais alta possível, e sempre pré-aquecido. Por exemplo, se a temperatura do forno caseiro atingir 370°C, assar os bolinhos por cinco minutos. Se a temperatura estiver em grau mais baixo, como 250°C, o tempo de forno deve ser de sete minutos. Os bolinhos estarão no ponto certo quando as bordas estiverem assadas e o centro apresentar textura mole ao ser pressionado com o dedo.
Hoje, o petit gâteau também é produzido para ser aquecido em forno de micro ondas; em média, 22 segundos são suficientes para deixar o pequeno bolo de chocolate crocante por fora e cremoso por dentro.