sexta-feira, 18 de maio de 2012

Substitua o doce pelo sorvete para não comprometer sua dieta

Uma fruta de sobremesa é excelente pedida para os dias mais quentes. Que tal, então, variar o cardápio com um geladinho sorvete de fruta? Um picolé desse tipo ou mesmo uma bola de sorbet são uma delícia e não comprometem a boa forma. "Eles são basicamente feitos de frutas, açúcar e água", diz a nutricionista Priscila Di Ciero, de São Paulo. 

Além de agregarem um pouco de vitaminas, também são bemmais magrinhos do que as versões cremosas.

"Por conterem grande quantidade de água, eles ajudam a hidratar nos dias mais quentes", afirma a nutricionista Juliana Stangorlini, da Dietnet Assessoria e Consultoria em Nutrição, em São Paulo. 

Mas, como você já sabe, sorvetes não substituem a boa e velha água. "Assim como o chá gelado e a água de coco, os sorvetes também ajudam o corpo a refrescar, dando uma sensação de bemestar", completa Priscila.

Prefere os cremosos? Vá de frozen yogurt. Além de normalmente ter menos calorias, gorduras e açúcares do que os sorvetes de massa à base de leite, o sorvete de iogurte é fonte de cálcio. "E esse mineral é importante na formação e manutenção dos ossos", lembra a nutricionista Lara Natacci, também da Dietnet.



Mesmo com esses benefícios, ficar de olho no rótulo de todos os sorvetes é importante. O maior vilão é o açúcar, que muitas vezes aparece em grande quantidade. Atenção também para as gorduras (saturadas e trans estão relacionadas a doenças cardíacas) e o sódio (em excesso, ligado a retenção de líquido e alteração na pressão).

"Mesmo as versões com frutas não deixam de ter açúcar associado, que, após as refeições, pode provocar flatulência e sensação de mal-estar", diz Priscila. E, se você não é fã dos sabores de frutas, não pense que vai ficar na mão. 

"Hoje existem várias versões disponíveis nos mercados: light (com menor porcentagem de gordura), diet (isentos de açúcar, mais voltados para diabéticos) e os de iogurte (com 0% de gorduras)", anima Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário